Friedrich A. Hayek , Lawrence H. White , Pedro Almeida Jorge
Moeda, Banca e Mercados Financeiros, Economia, Empreendedorismo, Concorrência e Regulação, Escola Austríaca, Governo, Finanças Públicas e Tributação, Excertos e Ensaios
Assim que nos conseguimos libertar do credo universalmente aceite de que um país deve receber do seu governo uma moeda distinta e exclusiva, levanta-se todo um conjunto de interessantes questões que jamais foram examinadas. (p. 38)
No seu clássico ensaio A Desnacionalização do Dinheiro (1976), o economista austro-britânico Friedrich A. Hayek (1899-1992) avança a radical proposta de permitir que as moedas dos diferentes países possam circular e ser utilizadas consoante a vontade do público, sem entraves colocados por cada um dos governos. Hayek propõe também que seja dada liberdade a entidades privadas para emitirem a sua moeda em concorrência com as restantes, tendo inspirado em grande medida a criação da Bitcoin e o atual movimento defensor de moedas descentralizadas.
A tarefa de impedir a inflação sempre me pareceu ser da maior importância, não só pelos danos e sofrimentos que as grandes inflações causam, mas também porque há muito me convenci de que até mesmo as inflações leves acabam por levar às recorrentes depressões e desemprego que têm motivado um justificado ressentimento para com o sistema de livre iniciativa empresarial — e que terão de ser evitadas se quisermos que uma sociedade livre sobreviva. (pp. 37-38)
A presente edição, publicada pela Actual Editora, a quem agradecemos a permissão para a partilha das introduções e do primeiro capítulo, conta com uma introdução exclusiva por Lawrence H. White, especialista em sistemas monetários e economia hayekiana, e com um comentário final assinado por Otmar Issing, ex-dirigente do Banco Central Europeu. A organização e tradução esteve a cargo de Pedro Almeida Jorge, coordenador da biblioteca do Instituto Mais Liberdade, que também contribuiu com uma nota inicial, disponível do presente documento.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados