Série especial sobre Joseph Schumpeter, um dos mais bem sucedidos Economistas do século XX e que popularizou a expressão "Destruição Criativa", para descrever o processo empreendedor.
O empreendedorismo como principal impulsionador do crescimento económico e da prosperidade.
É necessário que exista um elemento destrutivo no empreendedorismo, para que se possam colher os benefícios do empreendedorismo criativo e inovador.
Onde existem barreiras que previnem ou limitam a entrada de novas empresas e empreendedores no mercado, não existe inovação, nem competição.
A natureza do governo e o papel dos cidadãos no processo político.
Série especial sobre John Stuart Mill, considerado um dos maiores Filósofos e Economistas de todos os tempos.
O Bob regressa ao Passado e deixa os amigos espantados com a literacia económica que traz na bagagem! Finalmente percebeu a importância da Economia e pôs em prática muitos dos princípios que o Professor lhe deu a conhecer.
Passou um ano no Futuro e o Bob tornou-se um empreendedor de sucesso. No entanto, a "Diminuição da Utilidade Marginal" começa a mostrar-se e ele já não consegue estar satisfeito com as suas conquistas. Quer mostrar os seus feitos aos amigos que deixou no Passado e quer regressar! Será que consegue?
O Bob vai trabalhar e fica a perceber que a "Divisão do Trabalho" é essencial numa Economia de Mercado, para que todos possam ter oportunidades de fazerem o que mais gostam e são melhores a fazer, e para que, assim, todos ganhem.
O Bob aprende o que significa "capital" e a qual a sua importância na produção.
O Bob encontra um velho conhecido no futuro, mas consegue pagar para que ele não fale, aprendendo assim o conceito de valor subjectivo.
O Bob fica desiludido ao perceber que no futuro ainda existe escassez, necessidade de se fazerem escolhas, preços e dinheiro, ou seja, ainda existe... economia!!
O Bob chega ao futuro convencido de que já não existe economia, mas engana-se...
Farto das lições do professor, o Bob isola-se num destino longínquo. Mas algo não corre bem...
Imprimir mais dinheiro pode ser uma péssima ideia. A longo prazo significa desvalorizar a moeda, penalizar as poupanças e aumentar a inflação.
Fazer com que os nossos negócios e as suas instalações se foquem apenas em coisas que fazem melhor do que os outros é patriótico; desta forma não se forçam as empresas a produzir coisas que não produziriam normalmente, perdendo vantagem comparativa e levando ao aumento dos preços.
Os empresários/empregadores não só precisam de grande parte do lucro para compensarem todo o tempo e dinheiro que investiram na empresa, mas também merecem, para compensar os anos de trabalho sem remuneração.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
© Copyright 2021 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados