Nível Introdutório, Economia, Escola Austríaca, Sociologia, Empreendedorismo, Concorrência e Regulação, Excertos e Ensaios, Liberalismo e Capitalismo
"Num sentido geral ou amplo, a função empresarial coincide com a própria ação humana. Assim, poderíamos afirmar que qualquer pessoa que aja para modificar o presente e conseguir os seus objetivos no futuro exerce função empresarial." (p. 1)
"As observações feitas acima constituem ao mesmo tempo as mais importantes e as mais elementares lições da ciência social e permitem que possamos concluir que a função empresarial é, sem qualquer dúvida, a função social por excelência, uma vez que possibilita a vida em sociedade ao ajustar o comportamento individual dos seus membros. Sem função empresarial, não é possível conceber a existência de qualquer sociedade." (p. 21)
Capítulo II da obra Socialismo, Cálculo Económico y Función Empresarial (4.ª Edição, Madrid: Unión Editorial), na tradução portuguesa de Nuno Carvalho, publicada pela editora Bnomics (Socialismo, Cálculo Económico e Função Empresarial, 2013). Agradecemos ao autor e à editora a sua gentil permissão para a divulgação do presente texto.
Transcrição: Eugénio Dias. Revisão: Pedro Almeida Jorge.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados