Autores Portugueses, Governo, Finanças Públicas e Tributação, Filosofia Política, Direito e Instituições, Sociologia, Liberalismo e Capitalismo
Este livro é um resultado direto da dissertação de mestrado intitulada “O Perfil Educativo e Profissional das Elites Ministeriais Liberais”, defendida pelo autor em janeiro de 2023, na Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior. A referida dissertação foi elaborada no âmbito do projeto de investigação GovLib: A composição e o impacto dos governos liberais no contexto da União Europeia, desenvolvido no PRAXIS (Centro de Filosofia, Política e Cultura da Universidade da Beira Interior) e financiado pelo Instituto Mais Liberdade.
Pedro Figueira é doutorando em Ciência Política (Universidade de Aveiro e Universidade da Beira Interior), Mestre em Ciência Política (Universidade da Beira Interior) e Licenciado em Ciência Política e Relações Internacionais (Universidade da Beira Interior). É assistente académico/tutor na Universidade Aberta e desempenhou funções como bolseiro de investigação na unidade de investigação PRAXIS – Centro de Filosofia, Política e Cultura da Universidade da Beira Interior. As suas principais áreas de investigação focam-se nas elites políticas, o governo, o liberalismo, os partidos políticos e a união europeia.
Sinopse:
Como se carateriza o perfil de recrutamento dos ministros liberais? Em que medida a sua experiência educativa e profissional é distintiva? Estarão as principais linhas ideológicas dos partidos liberais refletidas no perfil dos seus governantes? Esta investigação procura responder a estas questões, recorrendo a uma análise comparativa das caraterísticas educativas e profissionais dos ministros de governos liberais e de governos não liberais. Para o efeito, foram tidos em conta os ministros de todos os governos liberais de países da União Europeia, entre 2000-2020.
Através de uma pluralidade de dados primários (sítios dos governos e currículos oficiais dos atores governativos) e dados secundários (fontes biográficas e jornalísticas), apresenta-se uma análise estatística descritiva que permite diferenciar estes dois perfis num conjunto de indicadores relativos às suas credenciais educativas e profissionais.
Os resultados revelam que os governos liberais tendem a diferenciar-se essencialmente no que diz respeito às credenciais ligadas à área económica. Quando comparados com governos de outros partidos, ministros de governos liberais detêm mais formações e profissões em áreas económicas. Noutros aspetos relevantes, como a importância do ensino privado ou das profissões liberais, essa diferença não se verifica.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2025 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados