Liberalismo e Capitalismo, Nível Introdutório, Filosofia, Ética e Moral, Liberalismo no Feminino
O autor apresenta este livro como um guia para o leitor se orientar através das muito originais mas controversas ideias da escritora e pensadora Russo-Americana Ayan Rand (1905-1982) e, a certo passo da "Introdução", refere:
"Nunca conheci Ayn Rand, mas, como muitos outros, cheguei a ela quando era jovem, através de seus romances. Achei The Fountainhead fresco, inspirador e admirei sua visão heroica da criatividade, conquistas e integridade humanas. Atlas Shrugged impressionou-me menos. A trama pareceu-me rebuscada, os personagens unidimensionais, o tom moralizador e a extensão cansativa.
Além disso, a certeza de Rand sobre a natureza da realidade e o seu poder para revelar verdades sobre indivíduos, sociedade e moralidade nunca me convenceram. E, como muitos outros na época, fui afastado pelo sectarismo que a cercava e pelas divisões que continuaram após sua morte.
Mas hoje, tais disputas estão ofuscadas pelo crescente interesse global que as ideias de Rand têm vindo a granjear, e eu regressei a essas ideias com uma mente aberta, mas crítica. Continuo cético, e a minha visão de seus romances permanece inalterada. No entanto, espero que as minhas opiniões pessoais não influenciem o que segue, e que a minha representação das ideias de Rand (e algumas das respostas críticas a elas) seja justa e (ousaria dizer?) objetiva".
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2025 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados