Intervencionismo e Protecionismo, Economia, Empreendedorismo, Concorrência e Regulação, Autores Portugueses, História, Moeda, Banca e Mercados Financeiros, Liberalismo e Capitalismo, Filosofia Política, Direito e Instituições
Este estudo aborda o complexo de relações entre o Estado e os interesses económicos nas duas últimas décadas do século XIX.
O embate então sofrido pela economia portuguesa, devido às transformações de tecnologia e preços no mercado mundial, criou grandes pressões para uma intensificação dos mecanismos proteccionistas. A esta tendência ofereceram resistência os sectores da economia mais ligados ao exterior e representados na Associação Comercial de Lisboa, cuja posição nesta conjuntura é o objecto de estudo específico deste trabalho.
O autor pretende demonstrar que as opções económicas então definidas foram de par com o aumento da discricionariedade de actuação do poder executivo e que esta evolução do regime proteccionista no fim do séc. XIX é fundamental para a compreensão da crise do paradigma liberal em Portugal e da voga que se lhe seguiu das soluções autoritárias e autárcicas.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2025 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados