Empreendedorismo, Concorrência e Regulação, Governo, Finanças Públicas e Tributação, Economia
Criado em 2003 pelo Banco Mundial, o relatório anual Doing Business tinha como propósito avaliar a eficiência da regulamentação governamental em jurisdições de todo o mundo, analisando se estas criavam barreiras ao investimento e à prosperidade. Quando o Banco Mundial cancelou a produção do seu relatório Doing Business, no ano passado, deixou um enorme vazio de informação para economistas e governos que procuram estimular o crescimento económico e reduzir a pobreza, argumenta Simeon Djankov, Diretor de Políticas do Grupo dos Mercados Financeiros na London School of Economics e um dos criadores do relatório Doing Business, num novo estudo publicado esta quarta-feira pelo Fraser Institute, com o objetivo de relançar o relatório (em anexo). O Fraser Institute é um grupo de reflexão independente e não partidário sobre políticas públicas, do qual o Instituto +Liberdade é o único membro português.
Durante quase 20 anos, o relatório foi a principal fonte de informação sobre o ambiente empresarial global, sendo amplamente citado por meios de comunicação social um pouco por todo o mundo. O documento ajudou a orientar decisores políticos dos países em desenvolvimento a melhorar o seu clima empresarial, levando a um aumento do investimento e do crescimento dos seus países.
O estudo agora publicado recomenda que um consórcio de universidades recupere o relatório, com várias melhorias fundamentais, entre as quais: a revisão dos pressupostos sobre procedimentos e documentos administrativos e judiciais para refletir os desenvolvimentos na transferência eletrónica de documentos; o restabelecimento do indicador da regulamentação do trabalho; a inclusão de informação sobre as barreiras enfrentadas por empresas maioritariamente estrangeiras; trabalhar de perto com investigadores e especialistas de países subdesenvolvidos para criar casos de estudo para reformas estruturais; assegurar que a nova metodologia só é adotada após investigação e estudos rigorosos publicados em revistas académicas e revista por pares.
O Instituto +Liberdade junta-se ao Fraser Institute e outras universidades e organizações internacionais da sociedade civil para relançar o conceituado relatório Doing Business, que durante duas décadas serviu de referência para governos, empresas e investidores na avaliação da competitividade económica de cada país.
O relatório Doing Business pretende medir a eficiência da regulamentação governamental em jurisdições de todo o mundo, analisando se estas criam barreiras ao investimento e à prosperidade.
Uma iniciativa da Fraser Institute à qual o Instituto +Liberdade se associou.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados