Escola Austríaca, Economia, Excertos e Ensaios, Sociologia, Socialismo e Comunismo, Liberalismo e Capitalismo
Este é o ensaio que desmontou o paradigma socialista da economia e serviu de base para a moderna teoria austríaca de preços. Quando foi publicado pela primeira vez em 1920, Mises era o único a ousar desafiar os socialistas a explicarem como é que o seu sistema de preços funcionaria na prática.
Mises demonstrou que o socialismo não poderia funcionar porque não conseguia determinar o valor de uso dos recursos sociais e previu que o sistema acabaria em caos. O resultado desta sua demonstração foi o debate, que se estendeu por duas décadas, sobre o “cálculo socialista”. Esta edição contém um posfácio de Joseph Salerno, que aplica a argumentação do cálculo a problemas contemporâneos, tais como a política ambiental e a regulamentação empresarial, e onde refere:
A importância do artigo de Mises de 1920 vai muito para além da sua devastadora demonstração da inviabilidade da economia e da sociedade socialistas. Apresenta a argumentação racional que está na base do sistema de preços, dos mercados totalmente livres, da segurança da propriedade privada contra todas as invasões e de uma moeda sólida. A sua tese continuará válida enquanto os economistas e os políticos quiserem compreender o porquê de, até mesmo pequenas intervenções económicas dos governos, falharem constantemente no objectivo de alcançarem resultados socialmente benéficos. “Cálculo Económico na Comunidade Socialista” é certamente um dos mais importantes artigos sobre economia escritos neste século.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados