História, Economia, Intervencionismo e Protecionismo, Moeda, Banca e Mercados Financeiros
Eis um relato contemporâneo da história económica da primeira metade do século XX, escrito por um americano que aderiu à Escola Austríaca.
Aborda a inflação da Primeira Guerra Mundial e as suas consequências, o boom dos anos 1920 e o início e a calamidade da Grande Depressão. Anderson era não só um economista competente, como também um talentoso jornalista, senhor de um estilo empolgante. Era objetivo quanto aos factos, mas apaixonado na análise das suas causas e efeitos.
Não se limitou a registar os acontecimentos; também participou neles enquanto economista a trabalhar num mercado livre. Quando este livro foi publicado, em 1948, não recebeu a atenção que merecia, devido à popularidade que a teoria keynesiana então gozava.
Hoje, no entanto, podemos dar-nos conta da enorme valia do relato de Anderson, que prova terem alguns economistas compreendido em toda a sua extensão os desastres provocados pelo planeamento central e pela gestão monetária dos bancos centrais. Não é, pois, de admirar que tanto Mises como Hazlitt o tivessem, e ao seu trabalho, em elevada conta. [da Apresentação no link externo]
Do mesmo autor "O Valor do Dinheiro"
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados