Governo, Finanças Públicas e Tributação, Economia
O autor, descrito como "inquebrantável defensor do liberalismo" - preferiu resignar da sua cátedra de Finanças Públicas na Universidade de Roma a ter de assumir um compromisso de lealdade para com o regime fascista italiano - desenvolveu os fundamentos teóricos das modernas teorias da escolha pública.
A propósito destes "Princípios Elementares de Finaças Públicas", o também conceituado economista Frederic Benham tinha escrito:
"Este será, porventura, o melhor tratado sobre Finanças Públicas alguma vez escrito. Embora num domínio mais restrito, é comparável aos Princípios de Marshall. Tal como os Princípios, é o resultado de muitos anos de labor intelectual; tal como os Princípios, revela algo de novo a cada nova leitura; mas, ao invés dos Princípios, não teve a influência que merecia ter tido, excepto em Itália, onde teve grande impacto, e talvez na Suécia . . . A falta de uma tradução inglesa traduz-se numa infelicidade e num prejuízo para todos os estudantes de Finanças Públicas dos países anglófonos"
Esta tradução, publicada em 1936, colmatou esta falta.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2025 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados