Donald J. Boudreaux , Richard M. Ebeling , Alexander Tabarrok , Steven Horwitz , Gene Callahan , Matt Ridley
Nível Introdutório, Economia, Liberalismo e Capitalismo, Intervencionismo e Protecionismo
Entre os economistas existe um amplo consenso sobre os benefícios económicos do comércio. No entanto, nas últimas décadas, têm surgido crescentes críticas ao comércio vindas tanto da esquerda como da direita.
A esquerda denuncia a exploração de trabalhadores em países pobres, sujeitos a condições de trabalho degradantes e auferindo baixos salários. A direita denuncia a erosão da capacidade industrial doméstica e as práticas comerciais "injustas" seguidas por outros países, que provocam déficits comerciais.
A Foundation for Economic Education pretende contribuir para este debate e, daí, a iniciativa da edição de mais um "Guia Essencial", desta feita sobre a tensão entre o Comércio Livre e o Comércio Justo
Neste Guia argumenta-se que o Comércio Livre é sempre uma política económica e eticamente superior, mesmo quando implementada unilateralmente, ou seja, independentemente das políticas seguidas por outros países.
Argumenta-se ainda que Comércio Livre promoveu o aumento do rendimento per capita e a aceleração do crescimento económico. Mostra-se que todas as formas de restrições ao comércio são prejudiciais e que o Comércio Justo é um conceito incoerente pois todas as formas de Comércio Livre e voluntário são, de facto, justas.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados