Liberalismo e Capitalismo, Filosofia, Ética e Moral, Excertos e Ensaios, História, Filosofia Política, Direito e Instituições
Neste profundo ensaio, José Manuel Moreira, curador do Instituto Mais Liberdade, leva-nos numa viagem aos significados de duas correntes e tradições do liberalismo, o inglês e o francês, traçando as suas raízes e idiossincrasias com recurso aos escritos de Alexandre Herculano e Friedrich Hayek, entre outros.
Apesar das diferenças, seria incorrecto aplicar o termo liberal apenas a uma das diferentes tradições. A necessidade de as distinguir, obriga, contudo, a adjectivá-las, o que tem levado a denominar o liberalismo tipo inglês também de clássico ou evolucionário. Estas diferenças reflectem-se aos mais diversos níveis, desde a ordem política à económica, até às relações entre as formas e funções de governo e mesmo a sua articulação com a moral e a religião.
Este é o primeiro capítulo da obra Liberalismos: Entre o Conservadorismo e o Socialismo (Editor P. Ferreira, 1996), aqui disponibilizado com gentil permissão do autor.
Colaboração na edição Mais Liberdade: Ana Laura Amado, Beatriz Gouveia, Catarina Abreu de Pinho, Diana Mendes, Mónica Miguêns, Natacha Santos.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados