Alexander Hamilton , James Madison , John Jay
Filosofia Política, Direito e Instituições, Governo, Finanças Públicas e Tributação, Clássicos, Escolha Pública
O Federalista (1788) reúne os famosos 85 artigos escritos pelos revolucionários americanos Alexander Hamilton, James Madison e John Jay após a Grande Convenção de Filadélfia, com vista à ratificação da Constituição dos Estados Unidos.
Como refere o Professor Adriano Moreira no seu prefácio, «a lição dos federalistas, que o livro perpetua,[...] foi a do realismo da intimidade com o modelo observado a organizar, com respeito [pelas] “verdades evidentes” da Declaração de Independência redigida por Thomas Jefferson (4 de Julho de 1776): ameaças externas, rivalidades entre Estados, perigos internos, salvaguarda contra facções domésticas e insurreições, vantagens económicas, capacidades indispensáveis à defesa comum, equilíbrio de poderes, articulação entre os Estados e a Federação, a questão do executivo.[...]»
O legado federalista americano tem tudo que ver com a atitude cívica e nada com a inversão que se traduz em dogmatizar o modelo constitucional encontrado, ignorando a diversidade das múltiplas vozes do mundo livre. Com efeito, o Federalismo viria a ser precisamente a inovadora forma de governo descoberta como pacto entre os Estados desta nova Nação.
Mantém-se uma exigência que não pode ser ignorada. Esta postura e juízo realistas, orientados pela certeza dos princípios, são recomendação suficiente para voltar à leitura dos textos.
Manuel MorgadoTextos Clássicos da Fundação Calouste Gulbenkian.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2025 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados