Frédéric Bastiat , Friedrich A. Hayek
Clássicos, Nível Introdutório, Excertos e Ensaios, Economia, Governo, Finanças Públicas e Tributação, Intervencionismo e Protecionismo
Neste seu ensaio que inspirou famoso livro Economia Numa Lição o economista e político francês Frédéric Bastiat traça uma crítica intemporal à generalidade das intervenções e "estímulos" que em todas as épocas os governos são tentados a implementar (e os economistas a apoiar):
Na esfera económica, um acto, um hábito, uma instituição, uma lei, não geram somente um efeito, mas uma série de efeitos.
Entre um mau e um bom economista, toda a diferença se resume ao seguinte: um detém-se no efeito visível; o outro leva em conta quer o efeito que se vê, quer aqueles que se devem antever.
Nas palavras de F.A. Hayek, na sua introdução ao presente ensaio,
Jamais alguém afirmou tão claramente numa única frase o desafio central da política económica racional e – permitam-me acrescentar – o argumento decisivo a favor da liberdade económica.
Bastiat tinha razão em tratar a liberdade de escolha como um princípio moral, nunca sacrificado perante considerações de conveniência; pois talvez nenhum aspecto da liberdade resistisse se apenas tivesse de ser respeitado quando se pudessem apontar os danos concretos causados pela sua abolição.
A presente tradução encontra-se incluída na coletânea O Estado e Outros Ensaios, publicada em 2019. Agradecemos à editora Bookbuilders a gentil permissão para a inclusão deste e outros textos na nossa Biblioteca.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados