Autoritarismo e Totalitarismo, Ficção e Literatura, Socialismo e Comunismo, Direitos Civis e Privacidade
Mais uma denúncia do sistema carcerário soviético, publicada pela primeira vez em 1962. A história passa-se num campo de trabalho durante o governo de Joseph Stalin, proporcionando uma representação vívida das duras condições enfrentadas pelos prisioneiros políticos.
A novela acompanha um dia na vida de Ivan Denisovich Shukhov, prisioneiro num campo de trabalho na Sibéria. Shukhov é um homem comum, um ex-soldado, acusado de ser espião. A narrativa desenrola-se ao longo de um único dia, oferecendo um exame detalhado das experiências de Shukhov desde o momento em que acorda até o momento em que vai dormir.
Foi uma obra aclamada pela representação realista do sistema do Gulag soviético e do seu impacto sobre os indivíduos. A obra de Soljenítsin lança luz sobre os efeitos desumanizantes do totalitarismo e constitui uma forte crítica ao regime soviético. "Um Dia na Vida de Ivan Denisovich" é um testemunho da capacidade do espírito humano para resistir e encontrar significado nas circunstâncias mais desafiadoras.
Do mesmo autor "O Arquipélago Gulag"
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados