Filosofia Política, Direito e Instituições, Clássicos, História, Autoritarismo e Totalitarismo, Filosofia, Ética e Moral
«Se neste livro são proferidas palavras duras acerca de alguns dos maiores líderes intelectuais da humanidade, não me move, assim o espero, a vontade de os apoucar. Move-me sobretudo a convicção de que, para que a nossa civilização sobreviva, devemos romper com o hábito de reverenciar os grandes homens. Grandes homens podem cometer grandes erros; e, como o livro tenta mostrar, alguns dos maiores líderes do passado integraram o número dos que apoiaram os constantes ataques desferidos contra a liberdade e a razão. A sua influência, raramente contestada, continua a enganar aqueles de quem depende a defesa da civilização e a dividi-los. A responsabilidade por essa divisão trágica, e possivelmente fatal, será nossa se hesitarmos em expressar veementemente a nossa crítica ao que, de facto, integra o nosso património intelectual. A nossa relutância em criticá-lo pode vir a contribuir para a sua completa destruição.
«O livro é uma introdução crítica à filosofia da política e da história, e um exame de alguns dos princípios de reconstrução social. (...) Mesmo quando olha para o passado, os problemas que aborda são os problemas do nosso tempo; e tentei expô-los da maneira mais simples possível, na esperança de esclarecer questões que nos afetam a todos.
«Embora o livro não pressuponha nada além de uma mente aberta do leitor, o seu objetivo não é tanto o de simplificar as questões tratadas, mas sim o de as resolver. No entanto, na tentativa de ir ao encontro desses dois propósitos, remeti todas as questões de interesse mais especializado para as Notas recolhidas no final do livro.»
[Prefácio da primeira edição]
Consultar também o Segundo Volume.
Versão portuguesa publicada pelas Edições 70.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados