História, Filosofia Política, Direito e Instituições, Liberalismo e Capitalismo, Autores Portugueses
Este enciclopédico artigo dá conta da evolução do liberalismo em Portugal, centrando-se no confronto histórico entre duas concepções de ordenação da sociedade. Um confronto entre dois modelos-tipo de liberalismo – “francês” ou racionalista e “inglês” ou clássico – que, embora atravesse a história europeia, teve particular eco em Portugal.
É a partir deste contraste, antecipado por Alexandre Herculano, que se procura compreender o porquê de durante quase dois séculos o nosso liberalismo ter sido vítima fácil da luta entre dois pólos autoritários e centralistas, dado que quase todos – apesar das diferenças entre reaccionários e progressistas, conservadores e socialistas – concordavam no uso do poder do Estado como determinante principal das suas políticas. Trata-se, afinal, de uma outra forma de nos interrogarmos sobre se terá havido “pensamento liberal” ou mesmo “revolução liberal” em Portugal.
José Manuel Moreira é licenciado e doutorado em Economia e em Filosofia, e ao longo do seu profícuo percurso académico contribuiu para a redescoberta e divulgação em Portugal de quatro grandes temáticas: ética económica e empresarial, tradição austríaca da economia, análise económica da política e governação e políticas públicas. Autor e co-autor de quarenta livros e de mais de uma centena de artigos (em revistas nacionais e estrangeiras), é ainda membro da Mont Pelerin Society e do Conselho de Curadores do Instituto Mais Liberdade.
Publicado na revista Cultura, Vol. 25 | 2008, 177-197, disponível online aqui.
Partilhado nos termos do Protocolo Creative Commons Atribuição 4.0 International.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados