Socialismo e Comunismo, Ficção e Literatura, Autoritarismo e Totalitarismo
Escrito em 1893, este é o romance de Eugene Richter - um liberal alemão do século XIX - sobre a vida sob o socialismo.
“Profético” não será a palavra exacta para definir este livro. Richter viu com uma clareza assustadora o que iria acontecer sob o controle socialista. A economia seria destroçada. Famílias seriam destruídas. A população ficaria cada vez mais pobre. O Estado teria rédea solta para reprimir os dissidentes e prendê-los todos numa prisão nacional. Nenhum dos ideais seria alcançado.
O narrador do romance, no entanto, está cego pela lealdade ideológica à causa. Ao descrever a calamidade justifica tudo em nome do progresso, igualdade e justiça para todos. O leitor é então, confrontado com os horrores dos eventos e também com os das reviravoltas intelectuais que alguns farão para garantir que o desastre se prolonga o máximo possível.
Pensar que isto foi escrito antes de qualquer país ter tido a experiência do estado totalitário não deixa de nos surpreender página após página. O tom da narrativa é assustadoramente leve e distante. Enquanto isso, os eventos que ocorrem gelam-nos o sangue. O romance não se limita a concretizar as previsões de Mises sobre a vida sob o socialismo; antecipa-as muito antes de qualquer país ter abraçado o socialismo como sistema.
Este é o livro que grita, tão alto quanto qualquer outro alguma vez escrito: fomos avisados!
(...)
Bryan Caplan, da Universidade George Mason, escreve uma nova introdução para o livro. “Só a teoria Richteriana tem uma explicação clara para o facto de o mais devoto filho sobrevivente do socialismo alemão ter crescido para se tornar o estado-prisão da Alemanha de Leste: a brutalidade autojustificada era o plano dos puristas desde o início. Décadas antes dos socialistas chegarem ao poder, Eugen Richter viu o que estava para vir. A grande tragédia do século XX é que o mundo teve de aprender sobre o socialismo totalitário através de experiências amargas, em vez de o ter feito através do inspirado romance de Richter. Muitos só perceberam a verdade quando o Muro de Berlim foi erguido. Infelizmente, já era tarde demais.”. [da apresentação no site do Mises Institute]
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados