Ambiente, Recursos e Infraestruturas, Excertos e Ensaios, Economia, Nível Introdutório
Primeiro capítulo do livro Ambientalismo: Uma Visão de Mercado, publicado pelo Instituto Mais Liberdade em parceria com a Alêtheia Editores.
Neste ensaio, o economista americano Steven Horwitz (1964-2021) oferece-nos uma reflexão sobre como podem os economistas melhor passar a sua mensagem em discussões com ambientalistas, e mostra-nos como muitos dos conceitos da discussão ambiental encontram, na verdade, algumas analogias no modo económico de pensar.
Como explica Horwitz,
Tanto os sistemas naturais como os sociais são evolutivos. A natureza, tal como a sociedade, é uma ordem emergente (ou, como diria Hayek, "espontânea"). Eu mesmo já descrevi os mercados como "ecossistemas epistemológicos". E tanto “ecologia” como “economia” partilham o mesmo prefixo. Mais interessante ainda é que os ambientalistas usam frequentemente palavras como "recursos", "escassez" e "eficiência”, algo que também ouvimos nas discussões sobre os mercados e sobre a economia em geral.
Perante tais semelhanças, tanto os defensores do mercado livre como as pessoas preocupadas com a interferência humana no mundo natural deviam ouvir, com mais frequência e atenção, o que a outra parte tem para dizer.
Apelando à humildade intelectual e à construção de pontes entre os dois campos da discussão, este artigo é sem dúvida um honroso e útil testemunho deixado por este defensor da liberdade e dos mercados.
Narração: Diogo Costa.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados