História, Liberalismo e Capitalismo, Ordoliberalismo, Empreendedorismo, Concorrência e Regulação, Intervencionismo e Protecionismo, Economia, Filosofia Política, Direito e Instituições
A consolidação da economia alemã, no pós-guerra, resultou da aplicação de uma política liberal, conhecida entre nós como "economia social de mercado" ou, mais correctamente, de "economia-de-mercado social".
Neste livro, Ludwig Erhard, ministro das finanças, vice-chanceler e chanceler da Alemanha Federal, entre 1949 e 1966, conta as suas lutas políticas: pela liberdade económica (em detrimento do estatismo); pelo foco no consumidor (por oposição à industria nacional); pela luta constante contra os abusos de mercado, públicos e privados. Defende ainda as vantagens de ter um Estado Previdência limitado pelas exigências do crescimento económico - reforma que não conseguiu verdadeiramente implementar.
Não se trata de um livro apologético ou doutrinário do liberalismo. É, acima de tudo, um livro prático e de memórias de quem preparou e implementou o renascimento da maior economia europeia. A principal conclusão é bastante simples: a prosperidade é para todos – isto é, numa economia verdadeiramente livre ninguém fica para trás.
(Sinopse de Filipe Charters de Azevedo para a edição portuguesa da Livraria Bertrand, com o título "Bem-Estar Para Todos", 1963)
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados