Economia, Filosofia, Ética e Moral, Filosofia Política, Direito e Instituições
Racionalidade e liberdade contam-se entre os mais densos e controversos conceitos da filosofia e das ciências sociais e são aqui explanados pelo distinto economista e filósofo Amartya Sen.
Sen examina e ganha distância relativamente aos critérios padrão de racionalidade e mostra como ela pode ser encarada como submissão dos valores, e das escolhas, às exigências da razão e da análise crítica. Essa abordagem permite lançar luz sobre as exigências da racionalidade na escolha individual (incluindo decisões sob incerteza) e na escolha social (incluindo análise de custo-benefício e avaliação ambiental).
Ao identificar uma reciprocidade na relação entre racionalidade e liberdade, Sen argumenta que a segunda não pode ser avaliada à margem das preferências e valorações racionais de uma pessoa, enquanto a primeira requer liberdade de pensamento. Sen utiliza a disciplina da teoria da escolha social (que ele ajudou a desenvolver) para tornar claras as exigências da razão e a avaliação da liberdade.
Este ensaio contribue para a transformação contínua da teoria económica e da filosofia social de Sen, e para nossa compreensão das conexões entre racionalidade, liberdade e justiça social.
Do Mesmo autor "Desenvolvimento via Liberdade"
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados