Pauline Dixon , Steve Humble , Nick Cowen
Saúde, Educação e Habitação, História, Liberalismo e Capitalismo, Empreendedorismo, Concorrência e Regulação
Este conjunto de sete ensaios analisa os dados resultantes dos processos de escolha de uma escola em diferentes países da Europa, América do Norte, África subsaariana e Ásia do Sul.
Neles, resultam evidentes as vantagens que a possibilidade de escolha oferece em diferentes contextos institucionais, seja nas "Escolas Livres" no Reino Unido, nos sistemas de vouchers na Suécia ou nas escolas particulares para famílias de baixos rendimentos na Libéria. Em todos estes lugares, os dados colhidos mostram que os pais são "selecionadores ativos", que tomam decisões racionais e ponderadas com base na informação disponível, respondendo a incentivos que variam de contexto para contexto.
Quem, a nível governamental, define as políticas educacionais, subestima frequentemente a importância da escolha e tenta limitar as opções que os pais têm. Mas tem vindo a confrontar-se com uma resistência crescente: o que os dados mostram é que pais informados promovem melhorias na qualidade das escolas.
Para além de uma coleção de estudos de caso inspiradores, este livro é também um apelo à ação.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados