Economia, Empreendedorismo, Concorrência e Regulação, Socialismo e Comunismo, Escola Austríaca
Neste livro, o Professor da Universidade Rey Juan Carlos, em Madrid, Jesús Huerta de Soto, procede a uma análise crítica do socialismo seguindo as linhas da metodologia subjetivista da Escola Austríaca de Economia e da sua teoria dos processos de interação social. Assente nesta perspectiva, propõe uma nova concepção do socialismo que captura a sua essência mais íntima: a de se basear no exercício sistemático da coação institucional sobre os indivíduos.
Isolar deste modo a essência coerciva do socialismo, não apenas evidencia ser ele teoricamente impossível, por assentar num erro intelectual e ético inadmissível que vai contra a natureza humana, como permite ainda proporcionar um tratamento teórico unificado, muito mais frutífero e explicativo, dos inexoráveis efeitos produzidos pelos diferentes tipos de socialismo que ocorreram ou ainda ocorrem na história (real, social-democrata, tecnocrático, conservador, cristão-solidário, sindicalista, etc.), projetando assim uma nova luz sobre o fracasso histórico do socialismo, que hoje é já evidente.
Além disso, procede à revisão e reavaliação global do debate em torno da impossibilidade teórica do socialismo, do ponto de vista da nova concepção proposta nesta obra. Esta perspectiva visa também impulsionar o futuro desenvolvimento da Ciência Económica, que pode e deve tornar-se uma teoria abrangente sobre os efeitos sociais da coação institucional . [da apresentação da edição espanhola]
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados