Clássicos, Socialismo e Comunismo, Economia, Filosofia Política, Direito e Instituições, Sociologia, Escola Austríaca
O Socialismo: Uma Análise Económica e Sociológica de Ludwig von Mises é a mais acutilante análise crítica do socialismo alguma vez escrita.
O Socialismo ficou mais conhecido pelo penetrante argumento de cálculo económico de Mises. No entanto, o livro é muito mais do que isso. Mises não só demonstra a inviabilidade do socialismo, como defende o capitalismo dos principais argumentos esgrimidos por socialistas e outros críticos. Um sistema planeado centralmente não consegue encontrar outra forma de cálculo económico que substitua os preços de mercado, pela simples razão de não existir tal alternativa. O capitalismo é a verdadeira democracia económica.
O Socialismo aborda as questões actuais da desigualdade económica e argumenta que a riqueza dos produtores só dura enquanto estes conseguem corresponder aos interesses dos consumidores. Mises demonstra que não há tendência para o monopólio num sistema de mercado livre.
E analisa ainda a introdução de reformas como a segurança social e a legislaçãodo trabalho, que, na verdade, servem para impedir o sistema capitalista de corresponder às necessidades das massas.
O Socialismo é uma verdadeira enciclopédia de tópicos vitais das ciências sociais, todos eles analisados com a combinação única de erudição histórica e perspicácia que caracteriza Mises.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados