Economia, Intervencionismo e Protecionismo, Direitos Civis e Privacidade
É sobejamente conhecido o fracasso da proibição que veio a ficar conhecida como "lei seca", mas as razões económicas desse fracasso nunca foram tão extensamente detalhadas ou analisadas como neste estudo de Mark Thornton.
As lições que colhe são válidas não só para o período de proibição do álcool, mas também para a proibição de drogas e para qualquer outra tentativa governamental de controlo de hábitos de consumo. É o mesmo padrão a repetir-se vezes sem conta.
Thornton aborda o tema metódicamente. Examina, em primeiro lugar, a história das leis de proibição, focando-se principalmente na implementação de políticas proibicionistas nos Estados Unidos. Examina também os principais atores nos movimentos de proibição de álcool, narcóticos e marijuana. Passa depois às premissas teóricas a que recorrem os defensores da proibição, desmontando-as em toda a linha e mostrando que não passam de falácias.
Após examinar a história e a teoria da proibição, Thornton revela os efeitos dessas políticas na promoção de drogas ilegais cada vez mais fortes, dando conta do modo como a proibição cria, inevitàvelmente, incentivos para os produtores aumentarem a capacidade entorpecente das drogas e produtos alcoólicos distribuídos no mercado negro.
Também são investigados os efeitos das políticas proibicionistas nas taxas de criminalidade e nas taxas de corrupção governamental. Finalmente, Thornton discute a revogação da proibição, oferecendo tanto alternativas de políticas públicas como soluções assentes no funcionamento de um mercado livre.
Segundo N. Rothbard, "O livro de Thornton... vem preencher uma enorme lacuna, e o fá-lo de um modo brilhante... A questão da proibição de drogas é... o tópico político mais escaldante nos dias de hoje, e para o futuro previsível... Trata-se de um excelente trabalho que se traduz numa importante contribuição para a academia e para o debate de políticas públicas". [da apresentação no site do Mises Institute]
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2025 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados