Clássicos, Liberalismo e Capitalismo, Filosofia Política, Direito e Instituições, Sociologia, Autoritarismo e Totalitarismo
José Ortega y Gasset (1883-1955) foi um filósofo liberal, historiador, professor, ensaísta e politólogo espanhol. Dada a sua obra, é tido como um dos mais importantes filósofos de nacionalidade espanhola do século passado, estando os seus trabalhos ligados ao perspectivismo e ao raciovitalismo - em que defende o conhecimento na vida humana como a realidade radical, sendo a razão o elemento principal - bem como ao liberalismo, que pretendia implantar em Espanha a par de uma democracia. No entanto, no início da Guerra Civil deixou o seu país e viveu em diversos locais, tendo permanecido em Lisboa a partir de 1942 até ao seu retorno ao país vizinho.
Em La Rebelión de las Masas (1930), é desenvolvida e analisada a ideia do mass-man, o "homem-massa", no contexto histórico da sociedade ocidental pré-Segunda Guerra Mundial. Apesar de, segundo Ortega, esse "homem-massa" poder ascender de qualquer classe social e nacionalidade, o autor é severamente crítico de um determinado tipo de homens que integram a ação e ascensão ao poder das massas: o homem burguês, o señorito satisfecho, de perfil egocêntrico.
De leitura acessível, esta é uma obra que se espelha com facilidade no presente, estando aqui refletidas, por exemplo, a justificação para a criação de uma União Europeia e um motor de reflexão sobre o Brexit.
Por: Laura Félix.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados