Philip Booth , Ralph Harris , David Henderson , Mark Pennington , James Tooley , Arthur Seldon
Liberalismo e Capitalismo, Nível Introdutório, Filosofia Política, Direito e Instituições, Pobreza e Estado Social, Saúde, Educação e Habitação, Governo, Finanças Públicas e Tributação
Este livro, uma celebração dos 50 anos (em 2005) do Institute of Economic Affairs (IEA), é destinado aos liberais de todos os partidos. Foi pensado para os ajudar a terem mais coragem na promoção de políticas liberais que possam promover o desenvolvimento de uma sociedade rica, livre, complexa e ordenada, em paz consigo mesma. Também visa ajudar intelectuais, líderes de opinião e académicos a desenvolverem uma visão de um mundo melhor e promoverem essa visão.
Aos autores da Parte 1 (Tempos Vindouros) foi pedido que olhassem 50 anos à frente, ignorassem o politicamente possível e mostrassem o que poderia ser uma estrutura de políticas liberais nas suas respectivas áreas de especialização. Fizerm-no de maneiras diferentes. Alguns ignoraram completamente a conjuntura política atual. Outros produziram capítulos apresentando soluções práticas, sugerindo como as políticas liberais com que sonham poderiam evoluir a partir da situação atual.
A Parte 2 (Tempos Idos) analisa o que sucedeu a algumas das ideias que tiveram um fórum no IEA. Mostra que as ideias radicais não têm de o ser eternamente. Nos primeiros 30 anos de vida do IEA, Ralph Harris e Arthur Seldon promoveram inúmeras realizações do Instituto. Na década de 1970, por exemplo, discutia-se a privatização e como fazê-la, a reforma das leis laborais para travar os sindicatos, como o controlo da massa monetária iria provocar inflação generalizada que desapareceria, a abolição dos controlos cambiais, a venda de habitações sociais, a tarifação de estradas - tudo ideias que se transformaram em realidade sólida. Ralph Harris recorda estas e muitas outras iniciativas nesta segunda parte.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados