Filosofia Política, Direito e Instituições, Ficção e Literatura
Thomas More (1478-1535) foi um prestigiado advogado, jurista e filósofo inglês que exerceu vários cargos de administração em Londres, tendo sido deputado ao parlamento por três vezes. Integrou o Privy Council de Henrique VIII de Inglaterra e chegou ainda a ser Chanceler do Reino, em 1529.
More, um católico convicto, foi condenado à morte por se recusar a jurar a Lei da Sucessão e da Supremacia, que reconhecia o Rei, Henrique VIII de Inglaterra, como chefe da Igreja Católica inglesa e que consumava a rutura com o Papa. Foi decapitado em 1535 e a sua figura representa a luta da liberdade individual contra o poder arbitrário do Estado. Em 1886 foi beatificado pelo Papa Leão XIII e em 1935 foi canonizado como mártir por Pio XI. Já em 2000, o Papa João Paulo II declarou São Thomas More como “Patrono dos Estadistas e Políticos”.
“Utopia” é uma palavra concebida por Thomas More para designar uma ilha situada em nenhures onde é dada absoluta importância ao bem-estar dos seus habitantes, os Utopianos, sendo esse prazer ou bem-estar colocado no centro da felicidade humana. Assim, é apresentada uma descrição da filosofia moral dos Utopianos e é possível perceber que as instituições utopianas são fundamentadas na igualdade de todos os habitantes em relação a diversos aspetos do quotidiano, como o lazer, as possibilidades de consumo e as horas de trabalho, entre outras conclusões. No entanto, a palavra utopia politizou-se e passou a referir-se, positivamente, a todas as aspirações ideais do Homem, da sua forma de viver e de estar em sociedade.
Para além de um clássico, Utopia (1516) é um dos pilares do pensamento político e uma obra essencial para compreender o humanismo do norte da Europa do século XVI, bem como a importância política da arte do diálogo literário. Uma curiosidade interessante é que a personagem escolhida por More para descrever a sociedade de Utopia é um navegador português que por lá passou nas suas viagens.
Por: Laura Félix
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados