2022-01-06
Por +Factos
Nas principais áreas urbanas em Portugal, as taxas de abstenção são tendencialmente mais baixas, com destaque para os distritos de Braga, Porto e Lisboa. Região do Alto Alentejo apresenta também baixos níveis de abstenção, comparativamente com a média dos círculos nacionais (onde a abstenção foi de 45% nas legislativas de 2019).
Vila Franca do Campo foi o concelho que registou a taxa de abstenção mais elevada em Portugal, de 70%. Por outro lado, Vila de Rei foi o concelho em que uma percentagem maior de eleitores foi às urnas votar, com apenas 30% de abstenção.
Nos círculos eleitorais fora de Portugal (Europa e fora da Europa), apenas 1 em cada 10 portugueses votou em 2019. Cerca de um milhão e meio de portugueses estão inscritos nos cadernos eleitorais no estrangeiro, mas apenas 160 mil votaram em 2019. Apesar do elevado abstencionismo dos portugueses residentes no estrangeiro, estes dois círculos juntos são maiores do que qualquer círculo eleitoral nacional em termos de eleitores inscritos (mas não no número de mandatos), à exceção dos dois maiores, Lisboa e Porto.
A taxa de abstenção nas últimas eleições legislativas, considerando os círculos nacionais e estrangeiros, foi de 51,4%.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados