2022-11-21
Por +Factos
Os líderes mundiais reuniram-se no Egito para a COP27 (Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas), com o objectivo de chegarem a acordo sobre medidas para proteger o ambiente.
As questões ambientais são habitualmente instrumentalizadas por quem defende maior intervenção centralizada nas economias e tem-se propagado o preconceito de que a propriedade privada é incompatível com a protecção ambiental. Contudo, a evolução da área florestal na União Europeia ao longo das últimas três décadas contraria essa tese.
Entre 1990 e 2020, a área florestal na União Europeia cresceu cerca de 22%, passando de 1,30 milhões de km² para 1,59 milhões de km². Este crescimento deveu-se, quase exclusivamente, ao crescimento da área florestal privada. Entre 1990 e 2015, a área florestal privada cresceu cerca de 37%, ao passo que a área florestal pública cresceu apenas 3%. Como tal, houve um crescimento do peso da propriedade privada na área florestal total, de 55% em 1990 para 62% em 2015.
De acordo com a Agência Europeia do Ambiente, este crescimento da área florestal na UE deve-se aos avanços nas práticas de gestão florestal, à melhoria genética e, na Europa Central, à cessação das práticas de decomposição no local. As terras agrícolas abandonadas em latitudes altas e médias estão também a regressar à floresta. O Norte da Europa, onde se localizam os países que são actualmente reconhecidos pelas melhores práticas de gestão florestal, é uma das regiões da UE com maior peso da propriedade privada na área florestal total (cerca de 70%, de acordo com o último relatório da organização pan-europeia Forest Europe).
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados