2023-01-12
Por +Factos
A economia portuguesa é pouco atractiva para o investimento, tendo perdido competitividade nos últimos anos. Portugal ocupa, actualmente, a 42.ª posição (em 63 países) no ranking de competitividade mundial da escola de negócios suíça International Institute for Management Development (IMD), após uma queda de 9 posições desde 2018. Política fiscal e práticas de gestão são as áreas onde o país apresenta pior desempenho.
O IMD levou também a cabo um inquérito aos gestores de cada país. A partir de uma lista de 15 indicadores, os inquiridos foram convidados a seleccionar os 5 que consideravam como sendo os principais factores de atractividade da sua economia.
Entre os factores de atractividade mais seleccionados pelos gestores portugueses destaca-se a “Mão-de-obra qualificada” (seleccionado por 74% dos gestores), a “Qualidade das infraestruturas” (68%), a “Competitividade de custos” (65%), a “Atitude aberta e positiva” (58%) e a “Estabilidade e previsibilidade de políticas” (53%). Em sentido inverso, o factor “Competência do governo” recebeu zero respostas. “Regime fiscal competitivo” (5%), “Ambiente legal eficaz” (5%) e “Dinamismo da economia” (5%) também foram factores que passaram ao lado.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados