2024-08-07
Por +Factos
Em 2022, havia em Portugal cerca de mais 500 mil empregos, face a 2004. Mas, quais foram os setores que mais contribuíram para este aumento líquido do emprego? Foram setores produtivos?
O setor onde mais empregos líquidos foram criados foi a restauração e similares. São mais 87 mil empregos face a 2022, o que representa cerca de 17% da criação líquida total de empregos em Portugal. Seguem-se, por esta ordem, os setores da consultoria e programação informática, comércio a retalho, atividades das sedes sociais e de consultoria para a gestão, serviços administrativos e de apoio às empresas, atividades de emprego, e agricultura e produção animal.
Destes sete setores que mais contribuíram para a criação de empregos em Portugal, cinco deles apresentam uma produtividade por trabalhador relativamente baixa, abaixo da média nacional. Apenas os setores da consultoria e programação informática e as atividades das sedes sociais e de consultoria para a gestão apresentam uma produtividade acima da média nacional.
No setor que mais emprego criou, o setor da restauração e similares, cada trabalhador produz, em média, pouco mais de metade da produtividade média nacional por trabalhador.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados