2021-08-10
Por +Factos
Terminaram os Jogos Olímpicos do Desenvolvimento. Ao longo de 17 dias, realizaram-se 15 provas para avaliar o nível de desenvolvimento de cada país – da competitividade económica à liberdade, da inovação ao desenvolvimento democrático, entre outros indicadores.
Portugal apresentou bons resultados em indicadores que avaliam as liberdades civis. O melhor resultado foi no índice global da paz, alcançando o quarto lugar. Por oposição, nos indicadores relacionados com a competitividade económica (nomeadamente a liberdade económica, facilidade em realizar negócios e presença de empresas no top 500 mundial), Portugal obteve piores classificações, longe das economias mais desenvolvidas. De destacar ainda o 88.º lugar na avaliação da generosidade e solidariedade da sociedade portuguesa (onde, por exemplo, a percentagem de portugueses a praticar voluntariado é de apenas 14%, na média de 10 anos analisados, muito abaixo da média mundial de 25% e dos EUA com 42%, o país desenvolvido mais bem classificado).
Com 5 medalhas, Nova Zelândia e Suécia foram os países mais medalhados. Seguem-se três países com 4 medalhas cada: Suíça, Noruega e Singapura.
𝐶𝑢𝑟𝑖𝑜𝑠𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒: a Nova Zelândia, além de ter sido o país, a par com a Suécia, com mais medalhas nestes Jogos Olímpicos do Desenvolvimento, foi também o país mais bem sucedido no desporto, nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (em termos de medalhas por 10 milhões de habitantes), como divulgado pelo Instituto +Liberdade no dia 9 de agosto.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados