2021-10-05
Por +Factos
O bem-estar económico das famílias portuguesas, avaliado em termos de consumo per capita, está 15% abaixo da média da União Europeia e tem vindo a deteriorar-se ao longo das últimas duas décadas. No início do século, correspondia a 90% da média da UE (ou seja, 10% abaixo), degradando-se para 88% em 2010 e alcançando 85% em 2020, sendo ultrapassado pela República Checa.
O consumo per capita é considerado um importante indicador do bem-estar económico dos cidadãos de cada país, contabilizando os bens e serviços efetivamente consumidos pelos indivíduos (independentemente dos mesmos serem adquiridos e pagos pelas famílias, pelo Estado, como saúde e educação, ou por organizações sem fins lucrativos). Reflete, assim, o poder de compra das famílias.
Nas economias do antigo bloco de leste, o bem-estar económico tem vindo a aproximar-se da média da UE, com a Roménia a registar o maior crescimento, representando atualmente um consumo per capita de 80% relativamente à média da União Europeia, quando há 20 anos fixava-se em apenas 30%.
Do outro lado do espectro, o pódio é ocupado por países como o Luxemburgo, Alemanha e Dinamarca, cujo consumo per capita dos seus cidadãos está pelo menos 20% acima da média europeia.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados