2024-01-18
Por +Factos
É comum ouvir-se dizer que há cada vez mais milionários e bilionários, e que isso aumenta as desigualdades económicas e até a pobreza.
Se assim fosse, seria de esperar que nos países onde há maior concentração de bilionários houvesse maior desigualdade económica e pobreza. Mas, a realidade é bem diferente; boa parte dos países com mais bilionários per capita estão entre os países com menor desigualdade económica (medida através do "Coeficiente de Gini") e entre os países com menor percentagem da população a viver com menos de 10$/dia, em paridade de poderes de compra. É o caso da 🇸🇪 Suécia, da 🇳🇴 Noruega, da 🇩🇰 Dinamarca ou da 🇮🇪 Irlanda, que se encontram entre os 10 países com mais bilionários por habitante (entre os 56 países analisados) e que se encontram igualmente entre os países com menor desigualdade económica e com menor percentagem da população a viver com menos de 10$/dia.
Isto acontece porque a acumulação de riqueza ou capital é essencial para que haja elevados índices de investimento nas economias, promovendo mais inovação e desenvolvimento, maior produtividade e salários mais elevados para a grande maioria da população.
No contexto da Europa Ocidental, Portugal é dos países com menos bilionários per capita e é também um dos países com maior desigualdade económica e maior percentagem da população a viver com menos de 10$/dia.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados