

2025-10-25
Por +Factos
Portugal é o segundo país da OCDE com mais adultos com dificuldades de literacia: 46% têm grandes limitações na leitura e compreensão de textos. Apenas 54% atingem o nível mínimo de proficiência, face a 73% na média da OCDE, revelando uma fragilidade estrutural nas competências básicas.
Quase metade dos adultos portugueses (46%) tem muita dificuldade em interpretar e compreender textos, conseguindo apenas entender textos muito curtos e simples.
Portugal é o segundo país da OCDE com a maior percentagem de adultos com níveis de literacia abaixo do nível básico. Apenas 54% dos portugueses entre os 25 e os 64 anos atingem o mínimo de proficiência necessário para interpretar textos com alguma complexidade.
A média da OCDE é significativamente superior — 73% dos adultos alcançam pelo menos o nível básico, e apenas 27% têm grandes dificuldades. Países como o Japão, Suécia e Finlândia destacam-se com mais de 88% da população adulta a atingir o nível básico ou superior.
Estes dados revelam uma fragilidade estrutural nas competências de leitura e compreensão entre os adultos portugueses, o que tem implicações diretas na produtividade, empregabilidade e participação cívica.
O reforço da literacia continua a ser um dos principais desafios nacionais.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2025 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados