2024-02-06
Por +Factos
Realizaram-se no passado dia 4 de Fevereiro as eleições legislativas regionais nos Açores, determinando a composição da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, que é composta por 57 deputados.
A eleição de deputados para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, contempla um círculo de compensação que elege cinco deputados. Foi através desse círculo que o BE, a IL e o PAN conseguiram também eleger, sendo que, sem esse círculo de compensação, apenas três candidaturas teriam conseguido eleger (AD, PS e Chega).
Sem a existência desse círculo de compensação, os resultados eleitorais seriam, de facto, muito diferentes. Simulando um cenário em que este círculo não existia, de acordo com as regras de atribuição de deputados aos círculos eleitorais, os 5 deputados do círculo de compensação seriam distribuídos pelos círculos eleitorais do Faial, Pico, Santa Maria, São Jorge e São Miguel.
Dessa forma, a AD elegeria 30 deputados (mais 4 deputados do que com o círculo de compensação) e alcançaria a maioria absoluta. O PS manteria os 23 deputados e o Chega passaria de 5 para 4 deputados.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2025 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados