2024-10-30
Por +Factos
O contexto socioeconómico determina grande parte do sucesso escolar dos alunos. Os dados do último teste PISA demonstram isso mesmo. Em matemática, quanto maior o decil do contexto socioeconómico do aluno, melhor o seu desempenho, sendo que o desempenho dos alunos do decil mais elevado é 33% superior ao dos alunos do decil mais baixo.
A OCDE mede o contexto socioeconómico através do índice “Economic, Social and Cultural Status" (ESCS), que inclui três indicadores relacionados com o contexto familiar: o nível de educação mais elevado dos pais, a situação profissional mais elevada dos pais e os recursos do agregado familiar.
A este propósito, o especialista em educação, Miguel Herdade, referiu recentemente ao Jornal SOL que “a escola é um espelho daquilo que se passa na sociedade e traz-se para dentro da escola os problemas graves de desigualdade que temos em Portugal. Um aluno de famílias mais pobres, só por essa razão, vai enfrentar barreiras que as outras crianças não vão. Vai ter notas mais baixas, porque vive em casas piores, tem mais dificuldade em se concentrar ou em tem comida em cima da mesa e condições para estudar, etc. Portanto, há um fosso em relação aos outros seus colegas que não têm essas dificuldades”. Acrescenta ainda que “os alunos que têm mães com ensino superior conseguem ter notas muito mais altas do que os alunos que não têm. Isso acontece por razões óbvias, nem que seja porque essas mães têm mais possibilidade de ajudar os filhos com os trabalhos de casa.”
Estes alunos tendem a viver em zonas onde prevalecem as famílias de níveis socioeconómicos equivalentes, algo que também se reflete nas escolas que frequentam.
Para além das anteriores justificações para estes números, um contexto socioeconómico mais favorável permite que, se necessário, os alunos possam ter explicações, havendo também mais estímulos dos seus colegas e do meio envolvente.
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