2024-11-27
Por +Factos
Cada vez mais as populações exigem mais dos serviços de saúde, seja devido ao envelhecimento das populações ou simplesmente porque as pessoas querem ter acesso a uma saúde de melhor qualidade e cada vez mais avançada tecnologicamente, o que é compreensível.
Mas de que forma podemos aumentar a despesa e investir mais na saúde? Os números do presente século mostram que os países da OCDE que tiveram maior capacidade para aumentar a sua despesa corrente em saúde foram os países que cresceram mais economicamente. A despesa em saúde acompanha o crescimento económico, habitualmente até de forma mais acelerada. Isto demonstra a importância do crescimento económico, como motor de toda uma sociedade. É o crescimento económico que permite que haja maior capacidade para investir em serviços essenciais para as populações e melhorar a sua qualidade de vida.
Portugal foi um dos países da OCDE com menor crescimento do PIB per capita, a preços constantes, entre 2000 e 2022 (apenas 0,7% ao ano) e isso implicou um dos menores crescimentos da despesa corrente em saúde (1,4% ao ano). Países de leste, como a Lituânia, a Letónia, a Estónia, a Polónia e a Eslováquia, e também a Irlanda, foram as seis economias que mais cresceram no período em análise (acima de 3% ao ano) e estão todos no top dos países que mais cresceram a sua despesa corrente em saúde (todos acima de 3,5% ao ano).
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados