2024-06-11
Por +Factos
No passado domingo, os portugueses elegeram os 21 eurodeputados que irão representar o nosso país no Parlamento Europeu. Mas, qual é a proveniência destes eurodeputados?
Cinco deles, todos pertencentes ao PS - Partido Socialista, foram eleitos para os parlamentos nacionais nos últimos cinco meses. Três para a Assembleia da República, a 10 de Março, Marta Temido, Francisco Assis e Ana Catarina Mendes, um para a Assembleia Regional dos Açores, a 4 de Fevereiro, André Rodrigues, e um para a Assembleia Regional da Madeira, a 26 de Maio, Sérgio Gonçalves.
Quatro eurodeputados eram Presidentes de Câmara, dois deles do PS (munícipios de Portimão e Amadora) e dois da AD - Aliança Democrática (munícipios de Mafra e Trofa). Apenas um eurodeputado foi reeleito, da AD, e outros dois eurodeputados, também da AD, tinham outros cargos públicos na União Europeia e Parlamento Europeu.
Dos oito eurodeputados eleitos pelo PS, sete eram deputados em parlamentos nacionais ou presidentes de Câmara e têm de abandonar os cargos para os quais foram eleitos recentemente pelos portugueses para avançarem para o Parlamento Europeu.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados