2024-05-24
Por +Factos
Portugal elege 21 deputados ao Parlamento Europeu, quase cinco vezes menos do que a 🇩🇪 Alemanha, o país que elege o maior número de deputados (96 deputados). A 🇫🇷 França e a 🇮🇹 Itália vêm em seguida, com 81 e 76 deputados, respetivamente. 🇨🇾 Chipre, 🇱🇺 Luxemburgo e 🇲🇹 Malta são os países que elegem menos deputados ao Parlamento Europeu, ficando-se pelos 6 representantes.
São eleitos até um máximo de 750 deputados europeus, mais o Presidente. A distribuição dos lugares tem em conta a dimensão da população dos Estados-Membros, bem como a necessidade de um nível mínimo de representação dos cidadãos europeus dos países mais pequenos.
O número de deputados é proporcional ao número de habitantes e, por esse motivo, os países mais populosos, como a Alemanha ou a França elegem mais deputados. Países com menor população, como Malta e Luxemburgo, elegem muito menos deputados, mas, se analisarmos o número de habitantes por cada deputado eleito, percebemos que os países mais pequenos até saem beneficiados com este modelo. Enquanto a 🇩🇪 Alemanha elege um deputado por cada 879 mil habitantes, 🇲🇹 Malta elege um deputado por cada 90 mil habitantes.
Isto acontece devido ao "princípio da proporcionalidade degressiva" na atribuição do número de deputados europeus, que significa que, embora os países mais pequenos tenham menos deputados do que os países maiores, os deputados dos países maiores representam mais pessoas do que os seus homólogos dos países mais pequenos.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados