2022-08-23
Por +Factos
Hoje é o Dia Europeu em Memória das Vítimas de todos os Regimes Totalitários e Autoritários, também conhecido como Dia Europeu da Memória das Vítimas do Estalinismo e do Nazismo ou "Black Ribbon Day". Foi proclamado através da Resolução do Parlamento Europeu, de 2 de Abril de 2009
Este dia procura expressar o respeito por todas as vítimas destes regimes sangrentos, em particular dos regimes nazi e estalinista, e prestar tributo a quem lutou contra a tirania e a opressão, reafirmando o empenho nos valores do respeito da dignidade humana, da liberdade, da democracia, da igualdade, do primado do Direito e do respeito pelos direitos humanos. Celebra-se a 23 de agosto, dia em que em 1939 a Alemanha nazi e a União Soviética assinaram o Pacto Molotov-Ribbentrop, que dividia a Europa Central e Oriental e conduziria à violação dos direitos fundamentais de dezenas de milhões de pessoas durante um dos períodos mais negros da história do nosso continente.
Não é possível saber com exactidão o número de mortes civis que os dois regimes provocaram. O trabalho de Timothy Snyder, em “Bloodlands: Europe Between Hitler and Stalin”, incidiu sobre o período 1933-1945 nas “terras sangrentas” (Polónia, Bielorrússia, Ucrânia, Países Bálticos, nordeste da Roménia e zona mais ocidental da Rússia), sendo um dos mais reconhecidos trabalhos históricos sobre o Nazismo e o Estalinismo.
Timothy Snyder contabilizou mais de 14 milhões de mortes de civis neste período e nestas regiões, vítimas no âmbito de políticas deliberadas de homicídio em massa por parte dos dois regimes, uma grande parte devido a fomes. O próprio autor reconhece que os seus cálculos são conservadores, pelo que o número real de vítimas poderá ter sido muito superior.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados