2021-12-09
Por +Factos
Quase 90% dos portugueses acreditam que há corrupção no Governo e mais de metade receiam retaliações se denunciarem casos de corrupção.
Estas são algumas conclusões do Barómetro Global da Corrupção da organização Transparency International. Os Portugueses revelam baixos níveis de confiança na transparência das organizações públicas e no Governo, sendo que Portugal apresenta indicadores mais preocupantes do que a União Europeia em quase todas as dimensões avaliadas no estudo.
Segundo a perceção dos portugueses, os mais corruptos são os deputados (27% dos portugueses consideram que a maioria ou todos os deputados são corruptos) e os banqueiros (33%). Adicionalmente, 63% considera ainda que o Governo está capturado por interesses empresariais e privados, acima de 53% de média na UE.
Susana Coroado, presidente da Transparência Internacional Portugal, em declarações ao Público, disse que ficou "pouco surpreendida" aquando da publicação destes resultados e lembrou que nos 12 meses anteriores ao estudo foram noticiados vários episódios que mancham a credibilidade das instituições públicas e dos políticos: “o favorecimento de algumas empresas com ligações políticas na contratação pública de emergência, a nomeação do procurador europeu, a escolha do presidente do Tribunal de Contas e a preocupação com a utilização dos fundos europeus”.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados