2022-12-16
Por +Factos
Celebra-se a 18 de Dezembro o Dia Internacional do Migrante, um dia especialmente importante no nosso país, uma vez que uma boa parte da população nascida em Portugal reside actualmente no estrangeiro (cerca de 20% da população residente). Haverá muito poucas pessoas no nosso país que não tenham algum familiar ou amigo emigrado.
De acordo com as Nações Unidas, em 2020, havia cerca de 2 milhões de portugueses emigrados, tendo sido atingido o valor mais alto de sempre de emigrantes portugueses no mundo (a maior percentagem de emigrantes relativamente à população residente nos últimos 30 anos). Contudo, é preciso ter em consideração que estas variações nem sempre se devem apenas a alterações nos movimentos populacionais, dependem também do rigor dos registos e da estimativa desses movimentos.
Portugal é o 20º país do mundo com mais pessoas emigradas face ao número de residentes, sendo o 5.º na Europa. Portugal apenas é ultrapassado por alguns países do leste europeu, como a 🇭🇷 Croácia (27%), a 🇧🇬 Bulgária (24%), a 🇱🇹 Lituânia (24%) e a 🇷🇴 Roménia (21%), estando muito distante de todos os países do ocidente europeu.
Em 2021, há sinais de que houve mais portugueses a deixar o país do que antes da pandemia, mas para se ter a certeza é preciso conhecer os dados do Reino Unido, como ressalva Rui Pena Pires, coordenador do Observatório da Emigração. Para já, é claro o aumento da emigração para o Norte da Europa, Bélgica e Países Baixos.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados