2023-03-22
Por +Factos
Celebra-se a 22 de Março o Dia Mundial da Água, um recurso vital para a sobrevivência de todos os organismos vivos do planeta e, portanto, extremamente necessária para o funcionamento dos ecossistemas, comunidades e economias ao redor do mundo.
A água vai-se tornando cada vez mais um recurso valioso, intensificando a “luta” pela posse do mesmo. Basta relembrar que no final do verão passado, período marcado por seca extrema, um grupo de milhares de agricultores espanhóis se manifestou contra o envio de água para Portugal através do rio Douro. Poucos dias depois a Espanha suspendeu mesmo a transferência de água para o caudal do rio Douro e não cumpriu as cotas estabelecidas na "Convenção de Albufeira". Esta decisão terá sido tomada por mútuo acordo com as autoridades portuguesas, mas não deixa de ser um aviso ao que pode estar pela frente nas próximas décadas.
Nesta matéria, Portugal está numa posição extremamente débil. Cerca de metade dos recursos renováveis de água a que o nosso país tem acesso anualmente têm como origem Espanha, ou seja, cerca de metade da nossa água entra em Portugal pelos rios com nascente em Espanha.
Portugal é mesmo um dos países europeus mais dependentes da entrada de água de países vizinhos. Entre os países europeus com dados disponíveis, a 🇷🇸 Sérvia é o país mais dependente (92% dos recursos renováveis de água chegam de países vizinhos), seguida pelos 🇳🇱 Países Baixos (89%) e 🇧🇬 Bulgária (84%). 🇪🇸 Espanha, 🇩🇰 Dinamarca, 🇨🇾 Chipre e 🇲🇹 Malta não têm qualquer dependência de países vizinhos.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2025 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados