2022-05-22
Por +Factos
21 de Maio, Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento. A história de Portugal é uma história de diversidade cultural, desde a sua criação, assente em povos africanos e europeus. Parte do nosso património tem vestígios de arquitectura romana e árabe e as artes tiveram influências flamengas, francesas e italianas. Durante os descobrimentos, abrimos comércio com o oriente e o Brasil.
Nas últimas décadas, Portugal tem-se tornado num país ainda mais multicultural e as cidades portuguesas cada vez mais cosmopolitas. Actualmente, a população imigrante representa quase 7% do total da população no país (em 1990 representava apenas 1%). Apesar de quase um terço dos imigrantes serem de nacionalidade brasileira, existe uma enorme diversidade de culturas entre as pessoas que escolhem o nosso país para viver. Além do Brasil, entre os países com maior representatividade na nossa imigração, encontramos países europeus, como o Reino Unido, a Roménia, a Ucrânia, a Itália ou a França, mas também países africanos, como Cabo Verde ou Angola, e países asiáticos como a Índia ou a China.
A diversidade cultural permite aprender sobre outras culturas e compreender diferentes perspectivas dentro do mundo em que vivemos. Ajuda a dissipar estereótipos negativos e preconceitos pessoais sobre diferentes grupos, raças e etnias. Respeitar a diversidade cultural implica o reconhecimento da abundante diversidade de culturas, o respeito pelas diferenças, o reconhecer a validade de diferentes expressões e contribuições culturais, valorizar o que outras culturas oferecem, incentivar a contribuição de diversos grupos e celebrar (em vez de apenas tolerar) as diferenças, a fim de trazer unidade através da diversidade.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados