2022-05-17
Por +Factos
🌐 A 17 de Maio celebra-se o Dia Mundial da Internet, uma ferramenta que veio revolucionar o mundo a partir da segunda metade do século passado através da potencialização de novas formas de interação, organização e difusão de conhecimento.
Porém, o processo de digitalização não está a decorrer de forma igualitária em todo o mundo. A desigualdade no acesso à Internet e às TICs, também designada por exclusão digital, afecta sobretudo os países menos desenvolvidos e constitui uma forma de pobreza e de exclusão social, ao privar uma parte da população de recursos essenciais para se desenvolver e gerar riqueza. A exclusão digital constituiu uma barreira à educação e ao conhecimento, promove o isolamento social, acentua as diferenças sociais e é uma barreira ao desenvolvimento económico, entre muitos outros efeitos adversos. A massificação do seu acesso é ainda um instrumento essencial de democracia e liberdade.
A Europa é um dos continentes onde existe maior democratização no acesso à internet, no entanto, continuam a existir importantes diferenças entre países. O "Índice de Internet Inclusiva" do The Economist, revela que 🇵🇹 Portugal era, em 2021, o 8.º país com internet menos inclusiva da Europa (entre 28 países). Os países mais bem classificados no ranking eram, por esta ordem, a 🇸🇪 Suécia, a 🇪🇸 Espanha e a 🇫🇷 França. Os principais obstáculos no acesso à internet em Portugal estão relacionados com o ambiente concorrencial do sector das telecomunicações, a reduzida literacia dos portugueses, com a pouca qualidade das infraestruturas existentes e com o elevado preço do acesso à internet.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados