2023-02-17
Por +Factos
Celebra-se a 20 de Fevereiro o Dia Mundial da Justiça Social. A justiça social é uma construção moral e política baseada na igualdade de direitos e na solidariedade colectiva, o cruzamento entre o pilar económico e o pilar social, e, nesse sentido, a mobilidade social assume especial importância para qualquer sociedade que pretende ser socialmente justa. Apenas uma sociedade que promove o “elevador social”, o movimento de indivíduos através de um sistema de hierarquia social ou estratificação social, é socialmente justa. O "Índice de Mobilidade Social" do Fórum Económico Mundial, tal como a sua designação indica, mede a mobilidade social, em 82 países, sendo que é o principal indicador a nível mundial sobre este tema.
Portugal é o 24.º classificado a nível mundial, embora a nível europeu ocupe, apenas, o 19.º posto, muito distante, em termos de pontuação, de grande parte dos países do norte e centro do continente. Portugal equipara-se, sobretudo, aos países do leste e do sul da Europa, apresentando classificações especialmente baixas nas categorias “distribuição salarial justa”, “acesso à educação” e “oportunidades de trabalho”. Pela positiva, destacam-se as categorias “instituições inclusivas” e “condições de trabalho”.
Europa, América do Norte e Oceania são as regiões com melhores índices de mobilidade social, ao passo que África, América do Sul e Ásia se destacam pela negativa. O ranking é liderado, por esta ordem, pela 🇩🇰 Dinamarca, 🇳🇴 Noruega e 🇫🇮 Finlândia, sendo que o os últimos classificados, entre os países analisados, são a 🇨🇮 Costa do Marfim, o 🇸🇳 Senegal e os 🇨🇲 Camarões.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2025 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados