2023-04-26
Por +Factos
Celebra-se a 26 de Abril o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, este ano especialmente dedicado às mulheres.
A percentagem de mulheres inventoras registadas em pedidos de patentes a nível mundial tem vindo a aumentar nas últimas duas décadas, com os últimos cinco anos a apresentarem as taxas de crescimento mais rápidas. No entanto, a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO) estima que, ao ritmo actual, apenas em 2061 (daqui a 38 anos) seja eliminada esta diferença entre os sexos, no registo internacional de patentes.
Analisando os pedidos de registo de patentes internacionais por parte dos países europeus nos últimos 5 anos, com dados disponíveis (período 2018-22), 🇵🇹 Portugal destaca-se como o país com maior representatividade feminina. Em média, neste período, cerca de 30% dos inventores portugueses eram do sexo feminino. A Portugal, seguem-se a 🇪🇸 Espanha (26%) e a 🇷🇸 Sérvia (23%).
Por outro lado, os países com menos inventoras a nível europeu são 🇲🇹 Malta (8%), a 🇦🇹 Áustria (9%) e a 🇳🇴 Noruega (10%).
A média mundial, para os países com dados disponíveis, da representatividade feminina no registo de patentes internacionais fixou-se em 16% no mesmo período.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2025 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados