2022-10-10
Por +Factos
A 10 de Outubro celebra-se o Dia Mundial da Saúde Mental, um tema no qual Portugal compara mal no contexto internacional. 🇵🇹 Portugal é o segundo país da OCDE com maior consumo de antidepressivos. Números da OCDE revelam que Portugal apresenta um consumo de 14 doses diárias por cada 100 habitantes, sendo apenas ultrapassado pela 🇮🇸 Islândia (16 doses diárias). A "dose diária" representa a média indicada por dia para um medicamento usado por adultos para a sua principal indicação terapêutica.
Portugal é também um dos países da OCDE onde o consumo de antidepressivos mais cresceu desde 2015, apenas superado pelo 🇨🇱 Chile, 🇱🇻 Letónia e 🇪🇪 Estónia. Trata-se de um crescimento de cerca de 47%.
Entre os países com menor consumo de antidepressivos encontram-se, por esta ordem, a 🇱🇻 Letónia (2 doses diárias), a 🇰🇷 Coreia do Sul (3 doses diárias) e a 🇭🇺 Hungria (3 doses diárias).
Estes números estão em linha com os dados de 2019, apresentados pelo Eurostat, relativamente à percentagem da população a sofrer de depressão crónica. Também nesse indicador Portugal é segundo, atrás da Islândia, com mais de 12% da população a sofrer de depressão crónica. São cerca de 1 milhão e 250 mil portugueses a viver com esta condição.
Instituto +Liberdade
Em defesa da democracia-liberal.
info@maisliberdade.pt
+351 936 626 166
© Copyright 2021-2024 Instituto Mais Liberdade - Todos os direitos reservados